top of page
Foto do escritorAntonio Calvilho

Instalando o EchoPAC da GE no MAC (PARTE 2)

Na primeira parte deste artigo você conheceu o BOOTCAMP, recurso que permite ao seu MAC intel instalar o Microsoft Windows.





O tutorial de hoje será sobre a instalação do EchoPAC da General Electric em qualquer versão do windows, porém o foco será na versão 201 deste software, que não é a versão atual e portanto deve ser a versão que trará mais dificuldades. Este é um conceito muito simples: quanto mais atual o software, menor a dificuldade de instalação, pela compatibilidade otimizada, e melhor será o suporte do vendedor, que inclusive pode não existir mais para determinado software antigo.


O EchoPAC versão 201 é um software excelente da GE, porém seu rígido sistema de controle impede sua instalação em máquinas que não tenham os Windows 7, 8 ou 8.1 e isto trás uma série de dificuldades aos usuários destas versões. Um dos problemas é que se você tentar instalar no Windows 10, receberá um aviso de que só é permitida instalação nas citadas versões. Além disso, também não é permitido instalar em maquinas virtuais, somente em máquinas físicas.


Obviamente as versões mais recentes do EchoPAC não devem ter as limitações de versão, se este for seu caso, a instalação ocorrerá de forma "natural". O mesmo vale se você instalar o EchoPAC 201 nestas versões indicadas do Windows, será tudo muito "fluido", desde que não seja uma maquina virtual (ex.: Parallels no MAC, VirtualBox, etc).


Portanto, você já deve ter percebido o problema e pode estar enquadrado em alguns destes dilemas:


"Sou obrigado a ter uma maquina com Windows antigo para rodar EchoPAC 201?"


"Meu Macintosh somente permite Windows 10, como vou instalar?"


A resposta é que não, você não precisará manter uma maquina com Windows antigo, e sim, você conseguirá instalar no seu MAC intel, mesmo que ele só permita Windows 10 ou qualquer versão acima das recomendadas pelo EchoPAC.


Portanto, após instalar o Windows 10 no seu MAC e executar o windows pelo BOOTCAMP, você deverá iniciar a instalação do EchoPAC. Obviamente seu MAC não deverá ter DRIVE de CD, e você precisará de um drive externo USB. A instalação por meio de imagens ISO do EchoPAC, no meu caso, foi problemática e tentei bastante sem sucesso, isto deve estar relacionado com os diversos sistemas de proteção anti-pirataria que citei.


Estando em seu Windows 10, quando executar a instalação do EchoPAC, previsivelmente o sistema irá dizer "não é permitido instalar nesta versão do Windows, somente nas versões 7, 8 e 8.1". Então você deverá cancelar a instalação e fazer o que direi abaixo:


Com a pasta do CD aberta, clique em "setup" com o botão direito e selecione no menu o item "solucionar problemas de compatibilidade", ao clicar o windows tentará fazer um diagnóstico, e lhe ofertará "tentar configurações recomendadas" ou "solucionar problemas de compatibilidade" pode até ser que a primeira funcione, mas sugiro clicar na segunda opção e escolher DOIS ITENS DO CHECK-BOX:


  1. "O programa funcionou em versões anteriores do Windows mas não é possível instalar ou executar o programa no momento"

  2. O programa exige permissões adicionais

Selecionando estes dois itens, prossiga e escolha na próxima tela "Windows 8" e depois na próxima tela clique em "testar programa" e isto deverá funcionar.


Lembre-se que depois da instalação (se tudo der certo), você ainda deverá fazer este mesmo procedimento com o EchoPAC instalado.


O resumo seria "executar como administrador e windows 8" para instalar e para executar. Mas fique tranquilo, só precisa fazer uma vez em cada etapa, o Windows salva esta forma de inicializar.


Na próxima publicação eu vou explicar quais serão as barreiras que você irá encontrar durante a instalação.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page